
Para quem gosta de chocolate, esta tarte é daquelas receitas a que é difícil resistir. A sua base crocante de bolachas baunilha, recheada com um creme suave em que se destaca o sabor intenso e inconfundível do chocolate e café, despertam os nossos sentidos para que cada dentada seja degustada lentamente, deixando-nos absorver todos os seus aromas e sabores.
Ingredientes:
Para o creme
- 1 colher (chá) de café
- 1 pitada de sal
- 200 g de chocolate preto
- 30 g de manteiga
- 4 ovos
Para a massa
- ½ colher de fermento em pó
- 1 pitada de sal
- 1 a 2 gotas de essência de amêndoa amarga
- 12 bolachas baunilha
- 250 g de açúcar
- 3 claras
Confeção:
Para o creme, separe as gemas das claras e reserve estas últimas.
Derreta 160 gramas de chocolate em banho-maria.
Adicione uma gema de cada vez ao chocolate derretido, adicionando depois o café (dissolvido num pouco de água quente) e a manteiga. Quando tiver obtido um composto homogéneo, tire do banho-maria.
Bata as claras em castelo firme, com uma pitada de sal, envolva-as delicadamente no composto de chocolate e leve o creme ao frigorífico.
Entretanto, prepare a massa, começando por reduzir as bolachas baunilha a pó.
Bata as claras em castelo firme, com uma pitada de sal, e adicione, aos poucos, o açúcar, a essência de amêndoas amargas, o pó das bolachas e o fermento.
Unte uma tarteira com manteiga e deite nela o preparado da massa.
Coza a base da tarte, em forno pré-aquecido a 150º C, durante 45 minutos. Deixe arrefecer no forno, com a porta semi-aberta e depois retire-a da tarteira e ponha-a na travessa.
Encha a base da tarte com o creme e termine a sua decoração ralando o restante chocolate e polvilhando com ele a superfície da tarte.